domingo, 22 de março de 2009

10 dicas(+ 30) para deixar seu blog mais atraente e funcional

 

Sinceramente, criar um blog não é uma tarefa muito fácil, mais é bom saber que existe profissionais dique dispõem  um pouco dos seus conhecimentos para ajudar novatos a crescerem cada vez mais.

A exemplo disso Bruno Ávila um dos maiores web designers do Brasil,dispõe em seu blog, muitas dicas que ajudam novatos a aperfeiçoarem suas técnicas e dicas para poderem criar trabalhos profissionais. Em um artigo Bruno Ávila colocou 40 dicas para fazer um site muito mais funcional e atraente. Neste artigo eu irei citar as 10 principais direcionando elas para o mundo dos blogs, mais se você quiser ver as outras 30 dicas, é só clicar neste link e conhecer o trabalho do Bruno Ávila.

Dica 1: Menos é mais

Untitled-1 Em um post anterior eu falei um pouco sobre isso, comentei sobre os exageros que alguns blogueiros cometem colocando um monte de “cacarecos” no seu blog.

Uma frase que o Bruno fala sobre isso é a seguinte: “Páginas de Web rebuscadas e cheias de movimento já deram o que tinham que dar, mostrar ícones se mexendo e animações complexas não vão levar a nada, no máximo à perda de foco para o que realmente deve ser destacado em seu blog(no caso o conteúdo).”

Dica 2: Contatos sempre à vista

contato Outro ponto que merece destaque em qualquer blog é o formulário de contato, deixe o formulário bem visível em seu blog de modo que a pessoa que quer falar com você não precise perder a paciência procurando.

Dica 3: Mapa do site

map É obrigação de todo blog grande ter um mapa do site, isso facilita e muito a vida daquela pessoa que está procurado uma coisa muito especifica. E não pense que se o seu blog for pequeno você está fora disso. Você prefere fazer seu mapa quando seu blog estiver estupidamente grande ou logo no inicio podendo criar seu mapa gradualmente, de acordo com o aumento do seu blog?

Dica 4: Datas no topo da página

datas Eu também mencionei isto em meu post anterior, será que é realmente necessário colocar datas ou relógios no topo da pagina? Será que aquele relógio do usuário que fica ali embaixo quebrou? Deixe a opção de informar as horas para grandes portais. Seu usuário sabe que horas são, e que dia é.

Dica 5: Trabalhe o texto

trabalhe o texto Não tem nada mais importante no seu site do que o texto. Por isso trabalhe nele com carinho, diferencie por assuntos, de os merecidos destaques, coloque links relevantes. O seu site se torna muito mais funcional se os seus textos são bem montados.

Dica 6: Quem é você?

quem somos Imagine um visitante caindo de pára-quedas no seu blog, ele não sabe nada do seu site, nada de você falando a verdade ele não sabe nada de nada. Ai que está a importância do “Quem Somos”, crie um texto mesmo que pequeno, falando sobre você seus objetivos e do seu blog, isso ajudará ele, a saber, mais um pouco sobre você, e assim você pode conseguir que ele venha sempre.

Dica 7: Cuidado com as Fontes

fontes

Muitos não levam isto em conta, mais colocar mais de uma fonte em seu blog pode prejudicar a organização do seu layout. Tenha uma fonte fixa.

Dica 8: Ilustre

uma imagem vale mais que mil palavras Uma imagem vale mais do que mil palavras, por isto escolha bem suas imagens, de modo que ela consiga atrair leitores para o seu artigo.

Dica 9: Seja objetivo

seja objetivo Quando um internauta visita a sua pagina, ele não vai ler todo o seu conteúdo. A maioria dos internautas que caem de pára-quedas olham para o seu site por 10 segundos. Se gostarem eles ficam, se não, eles voltam para o Google. E está ai a importância de ser objetivo ou direto, lembre-se que você tem 10 segundos para convencer o internauta a conhecer melhor o seu site.

Dica 10: Siga o exemplo

sites Grandes portais são ótimos exemplos para você aprender a melhorar seu site, eles tem um vasto conteúdo, mais mesmo assim, eles conseguem organizar todos eles deixando o site funcional, Sites como G1, Globo.com, Terra, UOL e até mesmo o Google.

Gostou do artigo? Então faça um comentário :D

5 comentários:

  1. Olá muito interessante as matérias postadas aqui de uma visitinha no outro blog que tenho deixe um comentário assim poderi voltar aqui para mais visitas aos amigos e dar aquela força.

    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

    http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

    Antonio Abraços

    obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Então.
    Depois de ler fiz uma breve análise sobre o próprio site.
    Acabei ficando no site por conta do "menos é mais" em vermelho.
    Até terminar de ler a matéria, no meio do site, nem li o que estava nos menus a direita, e aquela barra cinza horizontal também não havia lido, só deve ser útil para leitores do site.
    Mas é muito bonito, muito sóbrio, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ola Anonimo:
    Que bom que você gostou do site, espero que volte. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boas Dicas
    Eh assim que se faz

    Abraços

    Uma mão lava a outra

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada pelas dicas, acabei de começar um blog e estou meio confusa ainda...ajudou bastante.

    ResponderExcluir

Comente!
Mais lembre-se: Faça comentarios inteligentes.

Não aceitarei brigas
Racismo.

Todos os comentários são devidamente lidos, e só depois de aprovados, eles são postados

Parceria, é no formulario de contato.